2003/07/25

Blondie

Casei em Fevereiro de 1998. Uns familiares da minha mulher, imbuídos das melhores intenções, mas desconhecedores da minha patológica aversão a multidões, resolveram oferecer-nos passes permanentes para visitar a Expo 98. A minha mulher ainda lá foi ver aquilo algumas vezes. E eu bem que tentei; fui lá uma vez, com o melhor espírito zen que se pôde arranjar, mas foi um fracasso. A visão daquelas filas enormes e magotes de pessoas depressam começaram a provocar-me suores frios, e não descansei enquanto dali não zarpei. Nunca mais lá voltei durante a feira.

Aliás, minto; voltei algumas noites para ver alguns excelentes concertos na Praça Sony. Lembro-me, por exemplo, de ver excelentes performances dos Foo Fighters, com Dave Grohl, e de ter flutuado com as ambiências etéreas dos Smoke City.

Mas, durante a Expo, não foi nenhum desses o concerto que preferi ver; o melhor concerto foi o de uma banda inglesa, os Gene (não confundir com os "Gene loves Jezebel", esta mais Rock FM), apontados durante algum tempo pela imprensa britânica como a next big thing, mas agora caidos no esquecimento. E é uma pena, pois a sua sonoridade "à Smiths" era deliciosa. Continuo a ouvir os seu álbuns no carro (as viagens de carro servem-me para ordenar as ideias, mas lá voltaremos noutro post), e oiço, com especial ternura, uma cover de "I say a little pray for you", de Burt Bacharach. O meu "pezinho a puxar para o chinelo" a voltar sempre ao kitsch, que adoro sem complexos.

Infelizmente para os Gene - mas felizmente para mim! - o seu concerto na Expo não deve ter contado com uma assistência superior a cem pessoas, a maioria curiosos de passagem.

Voltei à Expo mais tarde, já depois da feira acabar, para ver Blondie; mais valia não ter ido! Teria sido preferível lembrar Debbie Harry como a bela mulher que aparecia a cantar "Heart of glass", e não como a decadente - ainda que esforçada - ruína que cantava "Maria" na Expo. Eu bem fujo do tempo, mas ele anda atrás de mim, a provar que não se esquece de ninguém (tenho mesmo que comprar o Swatch "Curta metragem").

Sem comentários: