2008/12/12

Os equivocados da política

Já há dias falei dos "salta-pocinhas" da política, sempre prontos a renegar princípios por trinta dinheiros, e falo agora de outra espécie que, se bem que não ostente tão vergonhoso comportamento, também me deixa especialmente confuso: falo desta gente, como Manuel Alegre, Pacheco Pereira ou Marcelo Rebelo de Sousa, que são militantes de determinados partidos, mas não perdem uma oportunidade de atacar os mesmos - e, com a honrosa excepção de entre os citados de Manuel Alegre, na hora de poderem avançar e demonstrar a valia das suas opiniões, preferem assobiar para o lado, mantendo confortável silêncio e indisponibilidade, a raiar a cobardia do cão que ladra mas foge a sete pés quando enxotado.

Que diabo, a mim não me incomoda nada que cada qual tenha a ideia política que muito bem entender, e até entendo que seria desejável que toda a gente tivesse a sua; o que me confunde são estes comportamentos esquizofrénicos de se pertencer a um partido e defender sistematicamente ideias de outros.

2008/12/11

Lugares Comuns

Existe alguma distinção para um blog que tenha conseguido atravessar estes últimos dias sem ter falado na morte de Alçada Baptista ou nos cem anos de Manoel de Oliveira?

Fobias

Cada um tem as suas; a minha são condomínios, condóminos e tudo o que se aparente, ainda que vagamente, com o tema. Não consigo evitar ataques de ansiedade quando os reformados lá de cima me apanham à má fila na entrada, para me chatearem com a mudança das caixas de correio ou a revisão dos elevadores - e tudo com o ar conspirativo e solene de quem está a presidir à Assembleia Geral da ONU ou coisa parecida.

2008/12/08

O homem que ia mudar o mundo!

«Sou a favor de uma lei de bom senso sobre a segurança relativa às armas, e sou a favor da segunda emenda», disse Obama, em conferência de imprensa.

«Por conseguinte, os proprietários de armas em regra não têm nada a temer», acrescentou.


Ainda bem que este homem não é, como Sarah Palin, a favor da posse de armas por particulares. Olha se fosse...

Posso providenciar talvez alguma mayonnaise para ajudar a engolir este primeiro sapo, se precisarem, mas parece-me melhor começarem a preparar-se: este homem é um americano como os outros, não é o vosso messias - e a fome vai continuar em África, o tratado de Quioto vai continuar por assinar, os Marines vão continuar a intervir (apenas) onde cheire a petróleo e o buraco de ozono não vai diminuir.

Curioso e sintomático é verificar que esta notícia aparece envergonhada num rodapé da televisão, e depois passo quase uma hora a fazer buscas para encontrar alguma confirmação que me permita o link. A esquerdalha das redacções, tão manipuladora como manipulada, assobia agora para o lado, envergonhada depois das loas que teceu, em rebanho, ao homem. E escamoteiam, vergonhosamente, as notícias que não lhe interessam. Maus hábitos propagandísticos de uma classe que já pouco pugna pela dignidade...