2003/08/21

Se não fosse eu...

Sabem que dia é hoje? Quinta-feira; e depois? E depois que hoje, como eu já estou farto de vos avisar, é dia de mais um excelente filme no "Público". E qual é o de hoje, qual é? "Cyrano de Bergerac", uma das mais lindas histórias de amor que já foram escritas ou filmadas, e que tem como bónus a fantástica performance de Gerard Dépardieu no papel de Cyrano, o homem cujo nariz "o precede um quarto de hora"!

Já vi este filme há muitos anos (penso que deve ser do princípio da década de 90, se não for de antes), mas há uma cena clássica inesquecível: quando Cyrano, já velho e praticamente cego, finge ler à sua platónica paixão de uma vida, a prima Roxane, uma pretensa carta de amor de Christian, por quem ela pensa estar apaixonada. Só que a luz é já muito fraca, e a prima percebe que Cyrano não está a ler, mas sim a recitar de memória a carta - pois se foi ele que a escreveu!

Um prémio para quem conseguir ver esta cena sem deixar fugir uma lágrimazita!

E para a semana outra obra-prima: "O fabuloso destino de Amélie", empregada de café em Montparnasse, e missionária da felicidade alheia.

Sem comentários: