2003/08/19

Nostalgia 2

À medida que os anos vão passando, cada vez sinto mais emoção ao rever objectos da minha infância; isso acontece com lugares, músicas, filmes, livros, mas principalmente com automóveis. Quem me conhece sabe do meu grande gosto por automóveis - mas não como objecto de luxo ou exibição. Nunca me passaria pela cabeça, por mais "totolotos" que me saíssem, comprar um Ferrari ou um Porsche de cinquenta mil contos!

A minha paixão pelos automóveis tem duas nuances, ambas com origem na minha infância e adolescência: por um lado, há o aspecto da competição, que sempre me fascinou e continua a fascinar. Tanto que, apesar de ter quase quarenta anos e um filhote de dois, ainda continuo a participar em ralis, como co-piloto, sempre que as condições mo permitem.

Por outro lado, tenho vindo a criar uma obsessão quase doentia por carros antigos - mas não por qualquer carro! Só aqueles que eram "modernos" à data dos meus "verdes anos", e que constituíam então para mim objectos de culto. Tenho pena de não ter possibilidades de desenvolver mais esta paixão, mas, mesmo assim, já consegui comprar um belíssimo Alfa Romeo 1750, de 1972, que se encontra praticamente restaurado. E, um destes dias, passei mais de uma hora à porta de uma oficina, a esperar que o dono de um maravilhoso Sunbeam Alpine descapotável, de 1966, o viesse buscar para lhe perguntar se o queria vender. Mais: este Domingo, a minha querida Lu (que diz que eu só gosto de "sucata", e provavelmente tem razão) quase teve que me "arrastar" para longe de um simpático Simca 1000, de 1966, com ar de abandonado em Odemira.

Maluquinho? Talvez, mas, se tivesse a possibilidade, o Porsche que eu comprava era um 911 Targa, dos princípios dos anos 70, e no laranja original da marca.

Sem comentários: