2003/08/05

Meta-bloguismo aplicado

Os meus leitores mais atentos decerto terão reparado ultimamente na entrada em cena frequente, nas caixas de feedback, de dois leitores bastante "críticos", se bem que nem sempre coerentes.

Sei que a blogosfera é um espaço livre, e sabia à partida que, tão logo iniciasse este blog, rapidamente iria perder o controle do mesmo. Sei também que, apesar de serem os primeiros, estes dois não serão com certeza as últimas pessoas a estar em desacordo comigo.

O meu blog não é grande; escrevo-o para ser lido - é verdade - mas não tenho veleidades de comparar números de visitas com quem anda nestas "andanças" há vários anos (se bem que já tenha, por várias vezes, brincado com o assunto). Também não nego que, tirando o caso específico das duas criaturas supra mencionadas, as mensagens que me têm sido dirigidas são-no quase sempre em tom empático, e até simpático.

Não sou masoquista, e confesso que me regozijo com a boa receptividade que este blog tem tido entre os (poucos, admito) leitores que o visitam. Isto não quer dizer, no entanto, que não seja capaz de "encaixar" críticas. E é aqui que começa a minha divergência com as duas pessoas a que me referi no início do post.

Um fulano, que, muito apropriadamente se autodenomina "Banano", passa o tempo a visitar este blog para postar as mais diversas inanidades. Quando eu respondo, contudo (e tenho tentado fazê-lo em tom contido), aqui d'el-rei, "que não tenho capacidade para ouvir críticas", subvertendo, muito convenientemente, o sentido da palavra "crítica".

Para que se perceba de que tipo de pessoa estamos a falar, deixo aqui algumas citações dos seus feedbacks, em que me "critica":

"Para quem diz que que nas discotecas se perde o convivio, presumo que quando pediste a tua actual esposa em casamento, estavas bebado, não ?!"

"Já que gostas de touradas, porque não vais substituir o touro?"


Se isto são críticas, vou ali e já venho.

Há ainda um outro sujeito, com ainda maiores problemas de personalidade e carácter, como se pode facilmente confirmar pelas suas sucessivas mudanças de nick, cujo discurso é semelhante, com a nuance, contudo, de me comparar amiúde com os militantes ortodoxos do PCP. Eis o tipo de "crítica" desta segunda personagem:

"Um blog de "rôtos", e ainda para mais nem disfarçam..."

Esta será, definitivamente, a última vez que perco tempo com tais tarados. As críticas neste blog são, e serão sempre bem vindas. Palhaçadas cobardes, a coberto do anonimato que a net permite, não me interessam. Poderão, naturalmente, estes e outros frustrados continuar a escrever neste blog; eu deixarei de os ler, e os leitores realmente interessados no blog decidirão por si.

Sem comentários: