2003/09/04

"Grande Reportagem"

A última edição da revista "Grande Reportagem" foi mesmo a última - passe a redundância - pelo menos com periodicidade mensal; a partir de agora será editada semanalmente, e "oferecida" como suplemento do "Diário de Notícias" de Sábado.

Sinto já uma certa nostalgia, confesso. Ainda que nem sempre apreciasse algum "chico-espertismo" mal disfarçado, de jornalistas "esquerdalhos" que se acham exemplos de subtileza, já tinha aquirido o hábito, e agora vai-me ser difícil desenraizá-lo. Por outro lado, a experiência deste país em publicações semanais generalistas mostra-nos à saciedade que só conseguem sobreviver neste meio as que adoptam uma postura "rasca" e/ou de "faca e alguidar". Basta observar o jornal "Expresso", e a curva descendente da sua dignidade, para perceber onde quero chegar (está bem, "O Independente" é semanal e bom, mas não consegue sobreviver facilmente - vejam lá aquele encarte que lá vem agora com a "dança das tias"; nem para papel higiénico serve, porque é rijo, mas ajuda, certamente, a vender o papel).

Espero que o mesmo não aconteça à "Grande Reportagem", sinceramente. Para já, conto com a qualidade dos textos de Pedro Mexia (bela peça sobre cultura, na última edição mensal), bem como com a lucidez apaixonada de Francisco José Viegas (pode-se ser, simultaneamente, lúcido e apaixonado?), para me garantirem a qualidade da coisa. A ver vamos...

Sem comentários: