2003/08/13

Porto sentido

Gosto da cidade do Porto, confesso; não a conheço suficientemente bem, mas acho muito bonitas todas as zonas ribeirinhas que conheço, começando pela Ribeira. Tenho vários amigos do Porto, e outros que para lá foram morar, como o Pedro Cid, que está lá há dois anos e já tem imensos amigos (diga-se de passagem que o Pedro, com o seu bom feitio, faria amigos até na Libéria!).

Do que eu não gosto no Porto, é de uma mentalidade provinciana e tacanha, predominante entre uma determinada facção da população, e que encontra o seu expoente máximo de imbecilidade na área futebolística. "Chamando os bois pelos nomes", abomino a mentalidade simplória e arrivista de J.N. Pinto da Costa, e de todos os "pintaínhos" que ele arregimenta. Gente dessa é que faz do Porto uma cidade provinciana!

Admiro a integridade e urbanidade de Rui Rio, que tenta mostrar aos portuenses (não confundir com "portistas") que a parte mais importante da cidade está longe de ser o "Fêquêpê"! E admiro o seu estoicismo ao resisitir ao nojento lobby do futebol, bem como a oportunistas ressabiados, "à boleia" dos grunhos do futebol (leia-se Luis Filipe Menezes). Porventura será uma missão inglória, mas só as verdadeiras gentes do Porto saberão recompensá-la - ou não!

De qualquer forma, tenho dito a várias pessoas que uma cidade que tem as "francesinhas", e para a qual alguém foi capaz de escrever e cantar uma canção tão bonita como o "Porto sentido" (Rui Veloso), não pode ser um mau lugar!

Sem comentários: