2008/02/11

A ponte é uma passagem...



Nesta discussão sobre pontes e aeroportos, com uma enchente de pedidos de pareceres a encherem de trabalho os funcionários do LNEC (infelizmente "esqueceram-se" apenas de pedir um parecer sobre o interesse de gastar muitos milhões de euros num comboio TGV, num país onde um Alfa Pendular já ultrapassa os 200km/h e onde a auto-estrada A6, de Setúbal a Badajoz, está permanentemente sem trânsito...), parece-me, dizia e desculpem-me a petulância, que se está a esquecer o óbvio: é que, se olharmos para um mapa da Estremadura e nos fixarmos na parte Norte do distrito de Setúbal, reparamos que os concelhos de Almada e do Seixal já estão servidos pela Ponte ex-Salazar, agora 25 de Abril, enquanto que qualquer residente nos concelhos do Montijo ou Alcochete está agora muito satisfatoriamente servido, nas suas viagens de e para Lisboa, pela Ponte Vasco da Gama. Aliás, a construção desta ponte aumentou visivelmente a densidade demográfica naquelas zonas, principalmente por parte de quem procurou preços mais atractivos no imobiliário e melhor ambiente, continuando a trabalhar em Lisboa. Por outro lado, quem conhece a zona sabe bem que, antes da existência da ponte, eram poucos os montijenses ou alcochetanos que trabalhavam em Lisboa, tantas eram as dificuldades de deslocação, tendo esse fluxo aumentado exponencialmente depois de 1998 por motivos óbvios. Curiosamente, alguns dos concelhos que forneceram, desde sempre, maior quantidade de mão de obra para Lisboa são o Barreiro e a Moita, bastando, para confirmar o que digo, atentar nos milhares de pessoas que diariamente atravessam o Tejo de barco (no Barreiro ainda há quem lhes chame "vapores") - mas, paradoxalmente, são actualmente os concelhos, com estas características demográficas, mais mal servidos em termos de acessibilidades. Ora, se é verdade que na elaboração do estudo deverão ser levados em linha de conta os factores técnicos (facilidade de construção) e económicos (principalmente o custo das obras, mas também a sua rentabilização), parece-me, contudo, da mais óbvia justiça que a primeira pergunta a fazer seja precisamente qual a localização que melhor serve as populações. Decerto seria mais barato e tecnicamente mais simples fazer uma nova travessia do Tejo em Vila Velha de Rodão, mas certamente isso não resolveria o problema de um único habitante da margem Sul que tivesse que se deslocar diariamente para Lisboa.

Assim sendo, e sabendo que os concelhos mais a Sul da península, ie, Palmela, Setúbal e Sesimbra, se encontram equidistantes de Lisboa, seja qual for a opção tomada, que os habitantes dos concelhos de Almada, Seixal, Montijo e Alcochete estão, todos, a escassos minutos de uma das pontes actualmente existentes (sem considerar problemas de trânsito, presentes em qualquer caso), e que os habitantes dos concelhos do Barreiro ou da Moita, apesar de se encontrarem junto ao Tejo, encontram-se sempre a mais de trinta quilómetros da capital, e ainda que as opções em cima da mesa são a construção de uma nova ponte no Barreiro ou no Montijo (surgindo ainda agora uma ainda mais lunática de construir mais uma ponte em Alcochete), pergunto-me, e pergunto-vos, qual seria a ponte de utilidade mais efectiva?

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