2004/12/23

Os melhores e os piores de 2004 (I)

Nota prévia: este não é um post sobre os melhores acontecimentos ou lançamentos de 2004, mas sim sobre aquilo que mais me marcou neste ano. Por exemplo, um CD ou livro aqui citado tanto pode ter sido lançado o ano passado como no século XV. Além disso, esta subjectiva lista fica desde já aberta a alterações, sugestões e aditamentos.

Melhores livros lidos:
"O cão amarelo" de Martin Amis, "Eu, Lúcifer" de Glen Duncan, "O vendedor de passados" de José Eduardo Agualusa, "64 Contos" de Rubem Fonseca (leitura em curso) e "O caminho para Marte" de Eric Idle.

Melhores CDs ouvidos:
"Lowedges" de Richard Hawley, "Paper monsters" de Dave Gahan, "The Libertines" dos The Libertines e "You are the quarry" de Morrissey.

Melhor música ouvida:
"Yoshimi battles the pink robots" dos Flaming Lips.

Melhores fimes vistos:
"Antes do anoitecer", "Wilbur quer matar-se" e "21 gramas".

Melhores blogs:
O Acidental, Controversa Maresia, Fora do Mundo, Homem a dias, Papoila, Quase Famosos,Tangos e Valsas e A vida dos meus dias.

Melhores sítios para se estar:
Serra de Sintra, esplanada do Fresco (Zambujeira do Mar), Confurco (Fafe), aquele bar junto à estátua do homem do leme na Foz do Douro (como é que se chama, Pedro?), Ericeira e Portinho da Arrábida.

Tristes figuras públicas do ano:
Jorge Sampaio, José Pacheco Pereira, Barnabé, Marcelo Rebelo de Sousa e o jornal Expresso.

Político do ano:
Paulo Portas, de longe.

Publicações do ano:
O Independente, Octane e Retro Course.

Melhores restaurantes:
Ancora em Sesimbra, Sacas na Zambujeira do Mar, Casa Sapo em Penafiel, Peixe na Telha em Porto de Galinhas (Brasil), Lebrinha em Serpa e Azeitão em... Azeitão.

Piores momentos do ano:
As despedidas da Susana e da Inês, e o terrível acidente do meu amigo P.H. há uns dias atrás.

Sem comentários: