2004/07/25

Serra Mãe

Quando escolhi este título para o blog, pensei que a expressão era do conhecimento da generalidade dos leitores; confesso que me senti algo desiludido quando comecei a perceber que poucos eram aqueles que realmente conheciam a origem da mesma. Pois bem, para que não restem dúvidas, esclareço agora toda a gente que a expressão "Serra Mãe" foi primeiramente utilizada (tanto quanto sei) pelo poeta azeitonense Sebastião da Gama, para designar nos seus poemas a Serra da Arrábida, pela qual nutria uma desmedida paixão.

Sebastião da Gama morreu novo, vítima de tuberculose, mas deixou-nos um legado fantástico de poesia, e um exemplo de amor pela serra que é hoje seguido por todos os azeitonenses, mesmo pelos "adoptivos", entre os quais me incluo há quase trinta anos. Aliás, tenho o grato prazer de conhecer pessoalmente a sua viúva, D. Joana Luísa, dona de assinalável espólio referente ao poeta, parte do qual pode ser observado no Museu Sebastião da Gama, pequeno mas interessante espaço cultural logo à entrada de Azeitão, para quem vem de Lisboa.

Não sou grande coisa a memorizar poesia (que saudades do meu avô Álvaro), mas toca-me principalmente um poema que termina mais ou menos assim:

"...julguei ter a serra por mãe,
quando afinal não serei mais que seu bastardo!"


Acabei agora de voltar da serra, que está a arder em várias zonas, mas principalmente no seu maciço central, na zona das antenas, e não consigo colocar em palavras a dor que trago na alma.

Sem comentários: