2004/01/24

Sem comentários...

Ontem, num dos meus ocasionais mas felizmente raros zappings televisivos, parei num programa português dito de cultura geral, em que um eufórico apresentador perguntava a uma hesitante concorrente quem havia sido o laureado com o prémio Nobel da literatura em 2003. Para amenizar a transcendente dificuldade da pergunta, a produção propunha-lhe apenas que respondesse entre quatro opções previamente apresentadas, sabendo-se a priori que uma delas era a resposta certa.

As respostas possíveis eram (não me lembro se por esta ordem) Grasse, Saramago, Gordimer e Coetzee. Confusa com a pluralidade de hipóteses, a senhora resolveu recorrer a uma possibilidade de ajuda prevista pelo regulamento da coisa, invocando a sabedoria do público que em estúdio acompanhava a sua performance; este (o público), por sua vez, não se fez rogado e, através de uns aparelhómetros que recolhiam as suas opiniões, informou a dita concorrente de que a "resposta certa" era Nadine Gordimer!

Não fiquei para ver o que a senhora respondeu; o espectáculo já estava a ultrapassar tristemente os limites da ignorância. Mas ainda pensei que foi uma sorte não ter surgido entre as opções possíveis o nome de Paulo Coelho.

Sem comentários: