2003/11/15

Pesquisas

Há já algum tempo que não vos maço com as chaves que alguns leitores colocam nos seus motores de busca para virem parar a este cantinho da blogosfera; mas isso não quer dizer que não continuem a surgir interesses - como dizer? - curiosos entre os internautas. Um dos temas mais recorrentes à procura do qual os leitores têm aparecido continua a ser o "folclore", nas suas infinitas declinações; no entanto, ultimamente tem-se assistido a um galopante aumento do número de pessoas em busca de "quintas para casar em Azeitão", e de "Alexandra Lencastre" (esta última, em situações mais ou menos comprometedoras).

No entanto, vão aparecendo outras situações com interesse: "Rei de Mónaco Ayrton Senna da Silva" (sim, porque Rainier é só príncipe!), "Francesinhas", "Venda de Ford Cortina", "Sistemas de contagem de automóveis" (não sei sequer o que será isto, mas torna-se preocupante que o assunto "automóveis" seja tão comum nestas pesquisas), "Imagens de Emanuelle Seigner" (pois, eu também andei à procura, mas as que encontrei...), "Ferro Rodrigues" (saia do prédio, por favor, e entre numa porta ao lado), "Céu vermelho" (isso não se procura na Internet, caro leitor, mas sim numa falésia), "Luís Filipe Borges" (também algumas portas ao lado), "José Sócrates gostos" (não conheço nem me interessam), "Fotos de Patrick Depailler" (grande piloto!), "Dedicatória para uma mãe que está a casar" (sem comentários), "Campeões de matraquilhos", "Catarina Tallon" (também não a vi por aqui), "Zezé Camarinha videos" (quando estiver com o Zezé eu peço-lhos, pá!), e isto entre muitos outros!

Mas um dos mais originais será, talvez, um freguês que ainda deve estar online, e que "Procura Portuguesa para cara metade". Boa sorte!

Isto não está grande coisa!

Bareze-me gue ando a chogar uba gribe! Bareze, bareze...

2003/11/14

À janela do escritório...

Vejo o dia cinzento. Vejo as vinhas acabadas de vindimar. E vejo, lá bem ao fundo, a auto-estrada para o Alentejo.

Passam centenas de carros, milhares de pessoas, milhões de pensamentos. Fascina-me pensar na paleta de emoções que segue junta - e contudo tão distante - naquele pedaço de alcatrão: ali, a poucos metros de distância, convivem a alegria, a tristeza, a angústia, a paixão, o medo, e todas as emoções que se possam imaginar.

Tudo à janela do meu escritório. Como num filme.

2003/11/12

"Os imortais"

Acabei há minutos de ver o filme acima mencionado, de António Pedro Vasconcelos, e recomendo; apesar de alguns anacronismos simplesmente impressionantes (por exemplo, a acção principal da história passa-se em 1985, mas todas as viaturas que surgem são para aí da década de sessenta!), o filme vale pelo enredo, pela imagem, mas, sobretudo, pela genial interpretação de Nicolau Breyner, uma espécie de Columbo (alguém se lembra?) à portuguesa, o melhor papel que eu já o vi alguma vez representar - e eu até o achava um bocado canastrão!

É claro que também há a Emanuelle Seigner, mas aí todos os comentários que eu pudesse fazer seriam redundantes; a propósito, tenho que procurar, para ver de novo, "Bitter Moon", realizado pelo marido, Roman Polanski, e também com uma grande interpretação de Peter Coyotte.

2003/11/11

Que mais desilusões me reservarão estes dias?

O Ferro Rodrigues não se demite;

Os Suede separaram-se;

Já acabei de ler "High Fidelity", de Nick Hornby, que é daqueles livros em que estamos sempre a rezar para que não acabe;

Amanhã vou outra vez para o raio do Algarve (e a minha sobrinha faz anos, e eu não estou cá!);

A Margarida Rebelo Pinto escreveu mais um livro;

Ando cheio de saudades de Veneza, Portobello, Triana e S. Pedro de Moel, e não sei quando lá voltarei (Sexta-feira devo ir a Peniche, mas não é bem a mesma coisa);

O Totoloto não me saiu na semana passada;

Não consigo encontrar o CD dos Postal Service em lado nenhum;

Ainda ninguém me confirmou um patrocínio para fazer o Campeonato Nacional de Ralis no próximo ano;

Cada vez escrevem menos comentários neste blog;

And so on...

Não lhe digam que fui eu que vos avisei!

A Lu faz hoje 33 Primaveras; não se esqueçam de lhe dar os parabéns!

2003/11/10

Conselho


Se alguma vez pensarem em ter um cão, nunca escolham um basset-hound, como a Fraldas cá de casa; é difícil pensar numa criatura mais teimosa, irra!

Divagações nobelísticas

Li o "Fado alexandrino" duas vezes: uma quando saiu, e outra uns anos depois. Li também "Os cus de Judas", "Memória de elefante", "Explicação dos pássaros" e "Exortação aos crocodilos". Depois, começou a fase lunar do autor e deixei de conseguir ler António Lobo Antunes; já tentei várias vezes "arrancar" com "Não entres tão depressa nessa noite escura", mas aparece-me sempre um Nick Hornby ou um António Tabucchi que me desencaminham.

Pois bem, logo agora que eu estou a perder a admiração sem limites que tinha por A.L.A., e pela sua quinta de Benfica, é que se afigura mais forte o seu lobby para um hipotético Nobel. Não me admiro; li o "Memorial do convento", "Ensaio sobre a cegueira", e foi tudo o que dei para a causa Saramago. Depois, ouvi os desmandos de um velho que, lá por morar nuns penhascos em Lanzarote, pensa que é maior que um homem, e cansei-me. Parece que é preciso escrever algo de ininteligível para se aceder á coisa (a propósito, há tempos li em qualquer lado que os tradutores para sueco da obra de J.S. foram escrupulosos ao ponto de acrescentarem ao texto uma completa pontuação; isso talvez explique a razão pela qual os membros da Academia Sueca, algo equivocados, lhe atribuiram o Nobel).

Mas será mesmo necessário ser-se críptico para se poder ser um putativo laureado? Não poderá toda a gente escrever com a pureza de Dario Fo? Ou serei apenas eu que estou a ficar preguiçoso para ler?

2003/11/09

Lembram-se de tudo!

Ora aqui está um blog com mais interesse do que muita pseudo-intelectualidade que por aí grassa.

P.S.: Meninas, abstenham-se de comentar. We know what you're saying!

"Não se ama alguém que não ouve a mesma canção!"

Os meus níveis de nostalgia estão a atingir níveis preocupantes; depois de almoço, num ataque de saudosismo, meti-me no carro, debaixo de um dilúvio, e fui de propósito à FNAC comprar "O melhor de Rui Veloso/ 20 anos depois". Já tinha a maior parte das canções, é verdade, mas em vinyl, e como não tenho prato de gira-discos...

Agora, quem é que me consegue aturar a trautear "Porto Sentido", "Jura", "Todo o tempo do mundo", e tudo o mais?

Sebastien Loeb será campeão em 2004!



O desporto só tem a perder com atitudes destas; os responsáveis da Citröen, depois da desistência de Carlos Sainz logo no princípio do Rali de Gales (antigo RAC), deram ordens a Sebastien Loeb e Daniel Elena para refrearem o andamento no resto da prova, por forma a garantir o título de construtores para a marca. O reverso da medalha é que, com esta decisão, "cortaram as pernas" a Loeb que era um dos poucos pilotos que podia lutar pelo título mundial de pilotos, e que, assim, nada pôde fazer para impedir Petter Solberg de vencer a prova, e de se sagrar Campeão Mundial.

É meritório para Solberg, que também é um excelente piloto, mas é cretino por parte da Citröen!

P.S.: Que saudades dos ralis; a adrenalina do princípio do troço, a respiração do piloto nos meus intercomunicadores, o motor no regime máximo, os dedos do controlador a encolherem-se junto ao vidro segundo a segundo, e eu, com o dedo no botão do cronómetro, caderno aberto na outra mão, a entoar: "cinquenta direita média menos longa atenção entra tarde e fecha no fim não corta!" (escreve-se "50 DM-Lg Att! Ett FxF NC"). Parece que para o ano já há para aí umas hipóteses em estudo.

Vantagem de cá

Para todos os que, como eu, apreciam as proezas de "Guga" Kuerten e companhia, eis aqui uma nova e espectacular forma de jogar ténis virtual!

Depois digam-me quem ganhou.