2003/10/25

Rosa do Mundo

Inspirado por Possidónio Cachapa (a propósito, ofereceram-me ontem "Segura-te ao meu peito em chamas", que não conhecia; já comecei a lê-lo), abri o livro "Rosa do Mundo/ 2001 poemas para o futuro" (ed. Assírio e Alvim), mais ou menos ao acaso; saíu-me este soneto lindíssimo de David Mourão Ferreira:

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes

encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos

Zé:

Já ouvi a Patricia Barber; para que saibas, quando a oiço, sinto-me como se estivesse na esplanada do Fresco, na Zambujeira do Mar, numa manhã fria (mas sem chuva), com um galão cheio de espuma à frente (e o mar mais além, logo a seguir à falésia), e um livro nas mãos.

Expliquei-me?

Agradecimento

Não quero passar por indelicado; por isso venho, por este meio, agradecer sincera e penhoradamente, a todos os que me parabenizaram pela minha recente entrada nos "entas" (vd. post "É hoje!", de 23 de Outubro). Agradeço, naturalmente, a todos os que o fizeram pessoalmente, via net ou telefone (e foram muitos), mas principalmente àqueles que ontem, debaixo de um dilúvio inenarrável, lutando com constantes faltas de luz, fizeram o favor de se me juntar, em Azeitão, no bar "Páteo Alvorada" (passe a publicidade, mas os donos também são grandes amigos), para festejar esta data.

A todos e a cada um, o meu obrigado do fundo do coração, e espero vê-los de novo a todos daqui a dez anos (pelo menos)!

2003/10/24

Alterações

O extraordinário filme "Às Segundas ao sol" não mereceu grande debate, apesar de ser verdadeiramente lindo. Vejamos agora o que se vai passar com este romance, "A festa do chibo", do peruano Mario Vargas Llosa - a mim deixou-me obcecado até agora, e já o li há mais de dois anos!

Do contra

Gosto do tempo assim, fresquinho...

O blog segue dentro de momentos!

Peço desculpa à minha legião de fãs, mas a verdade é que as Sextas-feiras, ultimamente, têm sido dias terríveis para postar; isso, e alguma confessa falta de inspiração, fazem com que este blog, hoje, esteja em stand-by!

Mas, se assim o desejarem, podem usar as vantagens da interacção e, a partir das caixas de comentários, deixarem-me sugestões, as quais desde já agradeço.

2003/10/23

Sem comentários

"O Partido Socialista entende claramente que a Drª Fátima Felgueiras só deve
voltar a exercer as suas funções de Presidente de Câmara quando toda esta
situação estiver esclarecida e se ela vier a ser declarada inocente. Até ao cabal esclarecimento da situação ela não deve voltar a exercer o cargo. Se ganhar o recurso, devia suspender o mandato pela sua vontade. Por muito doloroso que isso seja, eu separo o que tem a ver a responsabilidade
política com a solidariedade pessoal."


Paulo Pedroso, sobre Fátima Felgueiras, ao programa Grande Júri/TSF, 11 de Janeiro de 2003

É hoje!



O senhor que aparece nesta foto (o da direita) chama-se Alessandro, mas é mais conhecido por Alex - Alex Zanardi, para ser mais preciso. É italiano, e distinguiu-se principalmente como piloto de automobilismo. Chegou a correr na Fórmula 1 mas, apesar de ter militado em algumas das equipas mais competitivas (como a Lotus ou a Williams), nunca conseguiu grandes feitos. Foi nos Estados Unidos, ao volante dos potentes Fórmula Cart, que A.Z. mostrou tudo aquilo que vale, tendo sido Campeão entre os yankees em 1997 e 1998. Infelizmente, foi também ao volante de um destes carros que, em 15 de Setembro de 2001, A.Z. sofreu um violento acidente em Lausitz, na Alemanha, do qual resultou a amputação de ambas as pernas. A foto acima foi tirada nesse dia, alguns momentos antes da prova. Alex Zanardi faz 37 anos hoje, dia 23 de Outubro.



Já este senhor chama-se Wayne Rainey, é americano, e tornou-se mundialmente conhecido por ter sido um dos mais rápidos pilotos de motociclismo de sempre, rapidez essa traduzida em vários títulos de Campeão Mundial. Ficarão para sempre na nossa memória os duelos com Kevin Schwantz, outro sobredotado. A carreira de W.R. nas motos terminou no dia 5 de Setembro de 1993 quando, em consequência de um estúpido (como são todos!) acidente, a moto lhe caiu em cima das costas, fracturando-lhe a coluna, e provocando-lhe uma paraplegia que dura até hoje, 23 de Outubro, dia em que faz 40 anos!



Este senhor não precisa de apresentações, mas sempre vos digo que se chama Edson Arantes do Nascimento, é brasileiro, e conserva (graças a Deus) o perfeito uso de todos os membros, ainda que já não exiba a destreza dos tempos em que foi considerado o melhor jogador do mundo! E também faz hoje, dia 23 de Outubro, 63 anos!

A conclusão a extrair da análise destes três casos parece-me óbvia, pelo menos para os mais supersticiosos: os nascidos a 23 de Outubro não se deverão dedicar a desportos motorizados, mas sim ao futebol.

Mas eu, que também faço hoje quarenta anos, que abomino futebol, e que adoro tudo o que tenha rodas e faça barulho, o que é que faço?

2003/10/22

Reminiscências

Esta manhã, ao circular, em trabalho, por esse Algarve plastificado, com o qual - como já todos devem saber - eu embirro solenemente, tive uma agradável surpresa: de repente, ao passar por uma das raras zonas arborizadas da 125, todo o carro foi violentamente invadido por um cheiro intenso a alfarrobas.

E eu, instantaneamente, recuei mais de trinta anos, e vi, nitidamente, os passeios que dava no burro da minha tia-avó Isabelinha, em Messines.

Maldito tempo, que não pára!

2003/10/21

Quem anda à chuva (e ao nevoeiro)...



Foi desta forma que acabou a participação do meu grande amigo Nuno, neste fim de semana, no Rally do Algarve (onde também estive). E ele, que anda sempre - mas sempre mesmo - com a maquineta fotográfica à distância de um braço, não perdeu tempo a fotografar o "estrago" e a mandar o retrato por e-mail.

Afinal, nada que não tivesse já também acontecido a este vosso amigo; são as contingências de se fazer algo que se adora. E pensam que o Nuno (ou eu - desculpem a imodéstia - que no ano passado fracturei o cóccix e uma costela, num acidente também num rally) queremos deixar de correr, mesmo sabendo que somos navegadores - isto é, que vamos no "lugar do morto"?

Qual quê! Cada "palhaça" dá-nos uma injecção de adrenalina para a próxima prova! E eu já estou é a sentir-me parado há demasiado tempo...

2003/10/20

Não há direito, carago!



Por que raio é que os Tindersticks foram tocar ao Porto, e não vieram tocar aqui a Azeitão?

Finalmente a glória!

Quero dizer, não é bem a glória, mas não deixa de ser engraçado ver assim o meu nome misturado com os dos Makinens, Gronholms e quejandos. Só que isto está desactualizado - eu fiz o Rally de Portugal seis vezes e não três!

(Desculpem lá este acesso de vaidade)

Raiva

Sei bem a ternura que se pode ver nos olhos de uma criança de trinta meses - o meu filho tem trinta e dois!

Por isso mesmo, só posso desejar que as pessoas (serão pessoas?) que violaram, seviciaram, e acabaram por matar a pobre Catarina, sofram, para o resto das suas vidas - que espero, do fundo do coração, que sejam o mais curtas possível! - mil vezes mais do que fizeram.

Que Deus me perdoe se peco por pensamentos, mas não consigo pensar em nada melhor para desejar a um pai que faz isto!

2003/10/19

Não percebi!

Já antes me manifestei em relação à conveniência de os editores do "Público", pensando nos pobres de espírito como eu, passarem a fazer acompanhar o cartoon semanal de Vasco de uma memória descritiva ou explicativa da piada subjacente; isto, naturalmente, partindo do princípio de que é suposto estes desenhos terem piada.

Hoje, por exemplo, foi publicado um cartoon (sem direito a publicação na versão online, penso eu), em que se podia ver uma grande montanha, e, na sua encosta, a palavra "Portugay" em letras garrafais, semelhantes àquelas junto à cidade dos anjos onde se pode ler "Hollywood".

Para além disso, no sopé da dita elevação, podia-se ver uma espécie de sinal de trânsito, no qual surgiam as silhuetas de duas pessoas de mãos dadas, aparentemente de tamanhos diferentes (uma alusão a um adulto e uma criança?).

Dando de barato que não há qualquer engano ou equívoco neste desenho, então sou levado a concluir que o autor quis chamar a atenção dos leitores para uma das seguintes coisas:

1 - Portugal é um país com uma elevada taxa de homossexualidade;

2 - Aproveitando o tema omnipresente da pedofilia, V. chama a atenção para o facto de existirem muitos gays em Portugal e, como toda a gente sabe, os pedófilos são sempre gays;

3 - Ou talvez o autor queira fazer um trocadilho com o nome do nosso país, propondo uma terminação parecida com a de países latino-americanos com níveis culturais semelhantes, como Paraguai ou Uruguai.

Por favor, digam-me o que é que isto quer dizer, para eu me poder rir!

O meu pézinho a fugir para o chinelo!



A Lu vai-me matar, mas não resisto a colocar aqui esta foto; acho Kylie Minogue uma excelente cantora, principalmente quando está calada!