2004/01/09

I beg your pardon?

I've never promised you a rose garden!

2004/01/08

Fogareiro (post dispensável para quem não liga muito a automóveis)


Ainda não é oficial, mas ando tão entusiasmado com isto que não resisto a contar-vos: em princípio irei voltar a disputar o Campeonato Nacional de Ralis este ano, sentado na bacquet do lado direito deste Skoda, e inserido numa equipa semi-oficial (que ainda não posso revelar qual é, mas cuja apresentação formal estará para breve, penso...)! Este brinquedo, apesar de poder ser facilmente confundido com aqueles "carrinhos-de-ir-às-compras-ao-Continente", debita a módica potência de 200 cv (evolução 2004, de que nós vamos dispor) e, principalmente, um binário de bomba de tirar água - e tudo isto com um motor a gasóleo!

Se quiserem, posso facultar o calendário das provas a fãs...

2004/01/07

Movidas

Há muito que ouço dizer que Lisboa tem uma das melhores movidas da Europa; não duvido, até porque mal conheço as outras. Mas parece-me que se estão aqui a confundir conceitos tão diferentes como a qualidade e a quantidade. Concretizando, a movida lisboeta poderá ser melhor em termos de horas de duração do que as suas congéneres, mas duvido que o seja em termos de qualidade de convívio.

Em Londres, por exemplo (e falo com algum conhecimento de causa), é curioso observar como as pessoas se juntam depois dos seus horários de trabalho, nos afamados pubs. A música não está estupidamente alta, as pessoas podem conversar, conviver, divertir-se, e alguns até irão ficar por ali para jantar. É verdade que o álcool continua a ser o elemento aglutinador destes convívios, mas há males que, pelo menos para já, são incontornáveis.

Em Portugal, o que temos? Um bando de pessoas que, mal saem dos empregos se enfiam rapidamente nas suas "tocas", para ver futebol, refilar com a esposa e outras actividades lúdicas, e que só sai novamente "para a noite" depois das 2 da manhã, porque não é "bem" ser-se visto nos locais da moda antes dessa hora.

E, quando sai, onde vai? A um dos muitos bares que pululam pela cidade, claro; só que, a meu ver, de bares estes estabelecimentos terão muito pouco. Estão, regra geral, apinhados, a música continua em volumes que tornam impraticável qualquer tipo de entabulação de diálogo, e mais parecem uma feira de vaidades e "controles" mútuos e mudos! Depois, passam para uma discoteca - de preferência para uma que tenha saído numa reportagem recente da "Caras" - onde a receita é "mais do mesmo"; mais barulho, mais álcool a rodos, e mais confusão.

O que levará adultos, muitos deles aparentemente maduros, inteligentes e bem sucedidos, a aglomerar-se num local onde já se encontram milhares de outras pessoas, convivendo com toda a sorte de odores e higienes alheias, pagando fortunas por beberricagens de origem mais que duvidosa, e isto depois de se terem humilhado frente a um porteiro musculado? Parece perverso, não parece?

P.S.: Aqueles de vós que me conhecem, devem estar a pensar depois de ler isto: "É preciso teres lata! com o dinheiro que gastaste em bebidas só no Seagull e na Kapital - para não falar de todas as outras - hoje podias andar de Porsche!". Pois podia, digo eu, mas só os burros é que não mudam!

2004/01/05

Pesquisas

A Papoila anda a ser especialmente assediada por pessoas que, nas suas pesquisas internéticas, introduzem a expressão "aprender a fazer manobras de yo-yo", mas os exploradores que chegam a esta serra não são menos originais. Apesar de se verificar um decréscimo do interesse pelo "foclore", surgem agora novos interesses recorrentes, como sejam "Tomás Taveira o filme", "Zézé Camarinha", e o já clássico "Dobrar guardanapos".

Pelo meio, vão surgindo algumas variações mais ou menos vulgares sobre "Alexandra Lencastre", e outras, menos vulgares mas reveladoras de bom gosto, sobre "Anabela Mota Ribeiro".

Vou tentar aprender a dobrar guardanapos, prometo, agora que já os sei desdobrar na perfeição!

Actualização

Havia já algum tempo que não acrescentava links na minha lista aqui do lado, mas este merece - mais que não seja, pelas fantásticas fotos do Porto!

Adorei esta (e desde já peço desculpa pelo "empréstimo"):

2004/01/04

Gargalhadas

Esta é só para vos fazer inveja, pois a última representação será esta noita e, se não estiver já esgotada, não deverá andar longe disso. Informo-vos de que fui ontem ao S. Luiz, ver as "Manobras completas" (devia ser o único na blogosfera que ainda não o tinha feito), e diverti-me como há muito não me lembrava de me divertir!