2004/01/24

Sem comentários...

Ontem, num dos meus ocasionais mas felizmente raros zappings televisivos, parei num programa português dito de cultura geral, em que um eufórico apresentador perguntava a uma hesitante concorrente quem havia sido o laureado com o prémio Nobel da literatura em 2003. Para amenizar a transcendente dificuldade da pergunta, a produção propunha-lhe apenas que respondesse entre quatro opções previamente apresentadas, sabendo-se a priori que uma delas era a resposta certa.

As respostas possíveis eram (não me lembro se por esta ordem) Grasse, Saramago, Gordimer e Coetzee. Confusa com a pluralidade de hipóteses, a senhora resolveu recorrer a uma possibilidade de ajuda prevista pelo regulamento da coisa, invocando a sabedoria do público que em estúdio acompanhava a sua performance; este (o público), por sua vez, não se fez rogado e, através de uns aparelhómetros que recolhiam as suas opiniões, informou a dita concorrente de que a "resposta certa" era Nadine Gordimer!

Não fiquei para ver o que a senhora respondeu; o espectáculo já estava a ultrapassar tristemente os limites da ignorância. Mas ainda pensei que foi uma sorte não ter surgido entre as opções possíveis o nome de Paulo Coelho.

E fizeram-no mesmo!


Ainda há dias era apenas um boato, mas agora, vendo os carros que estão a disputar o Rallye de Monte Carlo, podemos confirmar com os nossos olhos a prepotência e estupidez dos senhores da FIA; então não é que estes camelos decidiram mesmo eliminar o nome dos navegadores das janelas dos carros de rali?

A tipos destes, que devem passar um rali inteiro sentados no bar do seu hotel de cinco estrelas, só gostava de poder fazer uma coisa: "amarrá-los" à bacquet direita do carro de Sebastien Loeb ou de Marcus Gronholm, e obrigá-los a percorrer em ritmo de prova uma qualquer classificativa do Mundial!

Novidades na blogosfera?

Acabei de saber pelo Bruno Sena Martins, que existe a possibilidade real de Anabela Mota Ribeiro - de quem, por coincidência, falei no meu último post - ser a autora deste blog; no entanto, no mesmo post, B.S.M. alerta-nos para contradições e desmentidos em toda esta história, inclusive a negação da própria interessada o que, a confirmar-se, seria uma verdadeira pena e uma oportunidade perdida para a blogosfera - até porque a Anabela (vamos acreditar para já que é mesmo ela) teve o bom gosto de escolher para o seu blog um template igual ao da Serra Mãe!

Tal como o Bruno, deixo-te um recado, Anabela: se por acaso fores mesmo tu, e vieres parar a esta serra, menos ventosa que as encostas de Trás os Montes, fica sabendo que também eu gostei do que li - as críticas são só inveja!

2004/01/23

Estilo & Classe

Um destes dias, num daqueles almoços de várias horas que de vez em quando faço com o meu amigo J.E., pusémo-nos a dissertar sobre vários assuntos, e chegámos à conclusão de que eu - como muitas pessoas, penso - não estabeleço uma fronteira clara entre o que é "ter-se estilo" e "ter-se classe".

Pode-se muito bem ter estilo, sem ter qualquer tipo de classe, como provam quase todos os jogadores de futebol, a Dr.ª Ana Gomes, ou Catarina Furtado; pode-se ter estilo e classe, como Anabela Mota Ribeiro ou Miguel Sousa Tavares; pode-se não ter estilo, mas ter uma classe arrasadora, como João Bénard da Costa; ou pode-se ainda não ter nem um nem outro, como Ferro Rodrigues - e isto falando só de figuras públicas.

Exercício prático: experimentem olhar para as pessoas que vos rodeiam, e vejam lá se, muitas vezes, não estamos a confundir estilo e classe.

2004/01/22

Interrogação

Às vezes fico a pensar se todas as pessoas têm este tipo de pancada, ou se serei eu o único que, com quarenta anos, continua a fazer caretas sempre que vê um espelho, ou a cantar em altos berros as músicas que passam no rádio do carro (quando estou sozinho, claro).

2004/01/19

Ranking


Se exceptuarmos os blogs em hibernação, deverá ser difícil igualar a minha performance da semana que passou: três míseros posts - três!

Devia haver um prémio para o dono de blog mais preguiçoso.