2004/12/23

Os melhores e os piores de 2004 (I)

Nota prévia: este não é um post sobre os melhores acontecimentos ou lançamentos de 2004, mas sim sobre aquilo que mais me marcou neste ano. Por exemplo, um CD ou livro aqui citado tanto pode ter sido lançado o ano passado como no século XV. Além disso, esta subjectiva lista fica desde já aberta a alterações, sugestões e aditamentos.

Melhores livros lidos:
"O cão amarelo" de Martin Amis, "Eu, Lúcifer" de Glen Duncan, "O vendedor de passados" de José Eduardo Agualusa, "64 Contos" de Rubem Fonseca (leitura em curso) e "O caminho para Marte" de Eric Idle.

Melhores CDs ouvidos:
"Lowedges" de Richard Hawley, "Paper monsters" de Dave Gahan, "The Libertines" dos The Libertines e "You are the quarry" de Morrissey.

Melhor música ouvida:
"Yoshimi battles the pink robots" dos Flaming Lips.

Melhores fimes vistos:
"Antes do anoitecer", "Wilbur quer matar-se" e "21 gramas".

Melhores blogs:
O Acidental, Controversa Maresia, Fora do Mundo, Homem a dias, Papoila, Quase Famosos,Tangos e Valsas e A vida dos meus dias.

Melhores sítios para se estar:
Serra de Sintra, esplanada do Fresco (Zambujeira do Mar), Confurco (Fafe), aquele bar junto à estátua do homem do leme na Foz do Douro (como é que se chama, Pedro?), Ericeira e Portinho da Arrábida.

Tristes figuras públicas do ano:
Jorge Sampaio, José Pacheco Pereira, Barnabé, Marcelo Rebelo de Sousa e o jornal Expresso.

Político do ano:
Paulo Portas, de longe.

Publicações do ano:
O Independente, Octane e Retro Course.

Melhores restaurantes:
Ancora em Sesimbra, Sacas na Zambujeira do Mar, Casa Sapo em Penafiel, Peixe na Telha em Porto de Galinhas (Brasil), Lebrinha em Serpa e Azeitão em... Azeitão.

Piores momentos do ano:
As despedidas da Susana e da Inês, e o terrível acidente do meu amigo P.H. há uns dias atrás.

Está tudo certo!

Ontem, no Colombo, vi um carro do tuning estacionado no local reservado aos deficientes. Parece-me justo; não são só os deficientes motores que devem ter direito a tratamento preferencial - os deficientes mentais também passam graves provações.

2004/12/22

Boas festas

Gostaria de aproveitar este espaço para informar todos os meus amigos e familiares a quem costumo enviar postais de boas festas que, este ano, por manifesta falta de tempo, não tive oportunidade de o fazer, pelo que peço as mais encarecidas desculpas; comprei uma "catrefada" de postais, mas lá continuam, ao lado do computador de casa, provavelmente à espera do Natal de 2005 e de tempos menos conturbados.

De qualquer forma, e sem prejuízo dos votos que enviarei por outras vias, não queria deixar de desejar a toda as pessoas que conheço, bem como a todos os que lhes são queridos, um Santo e feliz Natal, e um ano de 2005 bem melhor do que o de 2004.

2004/12/20

Quando temos quarenta anos:

- Preferimos os domingos de manhã aos sábados à noite;

- Emocionamo-nos com coisas sem importância, como ouvir "Marliese" no rádio;

- Temos medo de já não termos tempo para ler tudo o que nos falta ler;

- Passamos semanas seguidas sem ligar a televisão;

- Gostaríamos de comprar todos os carros velhos que vemos na rua, mesmo os abandonados;

- Compramos uma bicicleta de montanha e decidimos que é melhor levar uma vida mais regrada;

- Começamos a bocejar a partir das onze da noite;

- Tornamo-nos muito mais selectivos, e deixamos de nos importar com o que a maioria das pessoas pensa sobre nós;

- Tomamos enfim consciência de que não vamos realizar nem metade dos projectos que tínhamos para a nossa vida, mas percebemos também que não vamos ter segundas oportunidades - o que há a fazer, tem que ser feito agora!