2003/10/19

Não percebi!

Já antes me manifestei em relação à conveniência de os editores do "Público", pensando nos pobres de espírito como eu, passarem a fazer acompanhar o cartoon semanal de Vasco de uma memória descritiva ou explicativa da piada subjacente; isto, naturalmente, partindo do princípio de que é suposto estes desenhos terem piada.

Hoje, por exemplo, foi publicado um cartoon (sem direito a publicação na versão online, penso eu), em que se podia ver uma grande montanha, e, na sua encosta, a palavra "Portugay" em letras garrafais, semelhantes àquelas junto à cidade dos anjos onde se pode ler "Hollywood".

Para além disso, no sopé da dita elevação, podia-se ver uma espécie de sinal de trânsito, no qual surgiam as silhuetas de duas pessoas de mãos dadas, aparentemente de tamanhos diferentes (uma alusão a um adulto e uma criança?).

Dando de barato que não há qualquer engano ou equívoco neste desenho, então sou levado a concluir que o autor quis chamar a atenção dos leitores para uma das seguintes coisas:

1 - Portugal é um país com uma elevada taxa de homossexualidade;

2 - Aproveitando o tema omnipresente da pedofilia, V. chama a atenção para o facto de existirem muitos gays em Portugal e, como toda a gente sabe, os pedófilos são sempre gays;

3 - Ou talvez o autor queira fazer um trocadilho com o nome do nosso país, propondo uma terminação parecida com a de países latino-americanos com níveis culturais semelhantes, como Paraguai ou Uruguai.

Por favor, digam-me o que é que isto quer dizer, para eu me poder rir!

Sem comentários: