2004/04/29

Máxima #811

Mostrem-me um funcionário público, de atendimento, bem disposto e amável, e eu mostrar-vos-ei um marciano genuíno!

(Escrito depois de um ligeiro quid pro quo, esta manhã, numa repartição pública algures no Algarve)

2004/04/28

"The Face"

Se há revistas que ajudaram a construir a minha personalidade, a "The Face" é seguramente uma delas. A iconoclastia dos conteúdos, o design desconcertante da paginação, e a magia das imagens faziam dela uma revista de culto. Nem consigo contar a quantidade de livros, filmes e, principalmente, música, que fiquei a conhecer nas suas páginas. Em determinada altura da minha vida, era tão addicted que chegava a ir de propósito a Lisboa, à Valentim de Carvalho do C.C.B. (uma das minhas lojas fétiche), para ver se já havia chegado uma nova edição.

Ultimamente, porém, por diversas razões - entre as quais não é despicienda a minha opção por morar num meio relativamente rural - a compra da revista tornou-se irregular; como eu, possivelmente, muitos outros antigos admiradores resolveram espaçar mais a sua aquisição. É, por isso, com uma ponta de remorso, que leio agora que a "The Face" vai terminar a sua publicação devido ao decréscimo das vendas. E, nas entrelinhas, calculo que vão surgir mais duas ou três "publicações cor-de-rosa", de venda mais que assegurada - lá como cá!

2004/04/23

Dez mil!

A pouco e pouco este blog aproxima-se dos dez mil fregueses; não é um número que possa fazer inveja a outros blogs, mas são os fregueses que me interessa ter - sempre se disse que quantidade não significa necessariamente qualidade (a raposa também dizia "estão verdes, não prestam", mas adiante).

Também me conforta de alguma forma o facto do sitemeter apenas contabilizar uma visita de cada vez, independentemente do número de pageviews - se tivesse outro dos sistemas de contagem utilizados na blogosfera, já ia em mais de cinquenta mil visitas, que é o número de pageviews que efectivamente tenho.

Bom, mas serve esta lenga lenga toda para vos agradecer, e desde já prometer um prémio ao(à) décimo(a) milésimo(a) freguês(a), desde que ele(a) se identifique como tal. Atenção que, quando entrar a pessoa número dez mil, o sitemeter apenas marcará 9.999; para que passe efectivamente para os 10.000, é necessário que o leitor faça refresh no seu browser um ou dois minutos depois de entrar. Entretanto, aceito aqui em baixo sugestões (sérias) de prémios.

Sexta-feira

A knife, a fork, a bottle and a cork, that's the way we spell New York!

Podem-se sentir saudades de um lugar onde nunca se esteve?

2004/04/20

Máxima #361

Por princípio, parece-me difícil confiar numa pessoa que aprecia genuinamente reuniões de condomínio!

2004/04/19

Blârgh...

Podem-me dizer o que quiserem, mas duvido que exista ao cimo da terra uma figura mais irritante do que José Carlos Malato.

2004/04/18

-dependente

Adoro a sensação de, em cada fim de ano, abrir as argolas do livrinho, tirar aquele monte de folhas escritas a preto, azul, vermelho, verde fluorescente e sei lá o quê mais, e colocar uma nova recarga, virgenzinha da Silva, pronta a aturar mais um ano de rabiscos. O Filofax é um prolongamento natural da minha personalidade, e sem ele sinto-me perdido.

Mas este ano atrasei-me, e a verdade é que já não fui a tempo de comprar o meu planning anual para 2004 em nenhum dos lugares do costume - todos dizem que já acabou e que não há reposições. E eu sinto-me como se me fizesse falta algo de essencial - esqueço-me de aniversários, de pagar contas (por aqui não há grandes problemas), e de um milhão de coisinhas que são supostas constituirem o meu dia a dia.

Alguém sabe onde poderei ainda comprar a agenda para 2004, mesmo que seja daquelas imitações baratas da Âmbar?

2004/04/17

Post tardio

A quem não foi ver os Tindersticks há bocado, só posso dizer uma coisa: três encores - três! E se dependesse apenas da vontade do público, ainda estávamos todos no Coliseu, hipnotizados.

Eu não vos disse?

2004/04/15

E mainada!


O navegador é sempre o tipo esquecido num rally; vai ali ao lado, a apanhar sustos, a gritar com o piloto, e, se as coisas correrem mal, normalmente a culpa é dele. Mas ainda há quem perceba que isto é uma injustiça...

2004/04/14

Questões metabloguísticas

Porque é que os números do sitemeter e dos comentários nunca crescem quando eu ando no blog, mas basta afastar-me uns minutos para vir logo toda a gente? Será que os meus leitores conseguem saber, de alguma forma, quando eu me ausento?

2004/04/12

Patético

Li num jornal deste fim de semana que Ferro Rodrigues vai pedir um parecer à Comissão Nacional de Eleições sobre a legitimidade do uso da designação "Força Portugal", pela coligação PSD/CDS-PP, nas próximas eleições para o Parlamento Europeu. Alegam estes zelosos socialistas que tal expressão pertence exclusivamente ao imaginário futebolístico, e que se poderá facilmente confundir, nas fracas mentes lusitanas, com os apoios à selecção Nacional no Campeonato Europeu que se avizinha; desta forma, os eleitores acabam por votar na coligação equivocadamente, quando na verdade o que queriam era demonstrar o seu apoio a Figo e companhia.

A iniciativa, per se, já é caricata q.b., mas torna-se ainda mais insólita quando se sabe que parte de um partido que tem enchido o país de outdoors em que mostra "um cartão amarelo ao Governo"!

Duas Rodas


Já vos contei que também tenho uma BSA B25 Starfire, igual a esta (mas preta), de 1971? Se calhar não; tenho andado esquecido e ela nem merece. Trabalha que nem um relógio, mas ainda lhe faltam uns pormenorezinhos - até já fui a Inglaterra de propósito para lhe comprar peças. Quando estiver toda prontinha eu mostro-vos.

2004/04/11

Ladrão de praias

Não sou grande apreciador de praia, já aqui o disse; no entanto, sempre que lá vou, um dos maiores prazeres que posso sentir é o sal no cabelo, a areia no corpo e na roupa, e isto muito depois de já lá não estar. É assim uma espécie de prolongamento do gozo de usufruir da praia - infantil, se quiserem, mas é assim que eu gosto.

Gosto de me sentar numa esplanada ao fim da tarde, a petiscar algo ou a ler, e sentir ainda como que um pedacinho de praia comigo. Não critico quem o faz (até porque quase toda a gente o faz), mas sou incapaz de ir a correr para o duche mal saio da praia - antes pelo contrário, protelo esse momento até aos limites admissíveis da higiene.

E ontem trouxe um pedacinho da praia de Odeceixe comigo!

Memo


Já não devia ser preciso avisar os meus leitores, mas não ficaria em paz com a minha consciência desta vez se não o fizesse: na próxima quinta-feira, com o "Público", sai "As asas do desejo", de Wim Wenders. É preciso dizer mais alguma coisa?

2004/04/10

Internacional

Os tradutores automáticos dos motores de busca são, sem dúvida, uma ferramenta bastante útil para acedermos ao conteúdo de determinado site, escrito porventura numa linguagem que não dominamos. Foi precisamente o que deve ter pensado um leitor, provavelmente anglófilo, que veio aqui parar solicitando uma tradução automática ao Google. O resultado foi isto.

Gostei, particularmente, da "tradução" de Corto Maltese para I cut Maltese, ou da expressão "às três pancadas" para "to the three collisions".

Manuel Graça Dias


Também gosto deste tipo de esquissos, principalmente dos deste homem - fazem-me lembrar as minhas longínquas andanças universitárias.

(Desculpem lá, mas quando se tem pouco para dizer, ficam sempre bem algumas imagens)

2004/04/09

Basquiat


Gosto disto, o que é que querem?

2004/04/08

Embarrasing

Hoje senti que me olhavam como a um ser verde, com antenas na cabeça, de cada vez que eu respondia às perguntas "mas tu hoje trabalhas de tarde?", ou "então não vais para fora na Páscoa?".

Esclarecimento

Não sei se adiantará alguma coisa, mas gostava de informar especialmente quem usa os motores de busca do Google, que neste blog não existem (por enquanto) "fotos de Zezé Camarinha" nem o "filme de Tomás Taveira".

2004/04/07

Raio de ideia!


Alegria 1: Encontrei um Porsche 914, da década de 70, abandonado mas em estado bastante recuperável. Lindo, o sacana do carro!

Alegria 2: Consegui localizar o dono do carro.

Desilusão: O homem não quer vender o carro (talvez seja melhor assim...).